BALCÃS POR DESCOBRIR
Itinerário indicativo sujeito a alterações até à data de partida
Dia 1 Belgrado
Chegada a Belgrado. Transfer para o hotel. Dependendo da hora de chegada, tempo livre para conhecer a cidade conhecida como a Cidade Branca, que é o que significa o seu nome em sérvio. É a maior capital dos Balcãs e uma das cidades mais antigas da Europa. Jantar e alojamento.
Dia 2 Belgrado / Skopje
Pequeno-almoço. De manhã, passeio panorâmico pela cidade. Veja a fortaleza de Kalemegdan e a famosa rua comercial Knez Mihailova, entre outros locais. Em seguida, partida para a fronteira com a Macedónia para chegar à capital macedónia, Skopje. Chamada de cidade das mil esculturas, a cada dois passos há uma, cada uma mais exagerada que a outra. Jantar tradicional acompanhado de música num restaurante local. Alojamento.
Dia 3 Skopje / Ohrid
Pequeno-almoço. Visita a Skopje com a sua zona histórica, a fortaleza Kale e o grande bazar, bem como a cidade nova com a Fonte de Alexandre e a Casa de Madre Teresa. À tarde, a caminho de Ohrid, paragem em Tetovo, para visitar a chamada mesquita "colorida". Chegada a Ohrid, declarada Património Mundial pela UNESCO. Jantar e alojamento.
Dia 4 Ohrid / Tirana
Pequeno-almoço. O dia começa com um passeio de barco pelo lago Ohrid. O lago é um dos mais antigos e profundos do mundo. Depois, explore a cidade a pé. Poderá descobrir, entre outras coisas, a espetacular arte bizantina, como a igreja de S. Periblebtos, erguida no topo de uma das três colinas da cidade. Continuação da viagem em direção à fronteira com a Albânia, para chegar à capital, Tirana. Jantar e alojamento.
Dia 5 Tirana / Kruje / Shkodra / Bar / Virpazar
Pequeno-almoço. Partida para Kruje, vila medieval no sopé da montanha. Veja castelo protegido pela defesa natural das encostas da montanha e pelo cinturão de muralhas e nove torres que fecham o seu perímetro. Visita ao museu Scanderbeg, centrado na figura de George Kastriot, herói nacional da Albânia do século XV. Continuaremos até Shkodra, uma das cidades mais antigas da Europa. Visita à cidade com entrada no castelo da cidadela de Rozafa, um dos mais bem conservados do país. Travessia da fronteira com Montenegro e visita a Stari Bar, um dos sítios arqueológicos mais importantes da época medieval, não só em Montenegro, mas em todos os Balcãs. Chegada a Virpazar. Jantar e alojamento.
Dia 6 Virpazar / Cetinje / Njegusi / Kotor / Perast / Virpazar
Pequeno-almoço. Saída para Cetinje, a antiga capital de Montenegro. Os edifícios antigos da embaixada ainda contam a história da metrópole de um estado que em tempos foi considerado o reino mais pobre da Europa. Continuação para a vila de Njegusi, onde poderá degustar o famoso presunto cru. Continuação por uma estrada panorâmica única que o levará ao fiorde de Kotor, o único fiorde do sul da Europa. Após o passeio pela cidade, continuação para Perast, para um passeio de barco até à ilha do mosteiro Maria am Felsen. Regresso a Virpazar. Jantar e alojamento.
Dia 7 Virpazar / Dubrovnik / Mostar
Pequeno-almoço. Partida para a fronteira com a Croácia. Chegada à “Pérola do Adriático” - Dubrovnik, declarada Património Mundial pela UNESCO. Visita guiada, onde verá locais de destaque como a catedral ou a muralha da cidade. Tempo livre para percorrer as muralhas que rodeiam a cidade (entrada não incluída) e para passear por Dubrovnik. À tarde, continuação para Mostar. Jantar e alojamento.
Dia 8 Mostar / Sarajevo
Pequeno-almoço. O dia começa com uma visita à cidade de Mostar, cidade entre duas culturas: oriental e ocidental. Passeie pelas suas ruelas, mercados e pela Ponte Velha (Stari Most), que, depois de ter sido destruída durante a guerra em 1993, foi posteriormente reconstruída pela UNESCO. Continuação para a capital da Bósnia, Sarajevo. À chegada, faremos uma visita panorâmica da cidade. Caminhando pelas ruas do centro histórico e cultural da cidade, encontrará os edifícios mais característicos de Sarajevo. Mas, especialmente na sua praça central, encontra-se um dos ícones da cidade: a fonte Sebilj. Construída em 1753 em madeira e pedra, ela é protagonista de todos os cartões postais de Sarajevo. Jantar e alojamento.
Dia 9 Sarajevo / Tuzla / Belgrado
Pequeno-almoço. Antes de sair da Bósnia, visita à cidade de Tuzla. O nome vem do sal, já que é o maior fornecedor de sal da Jugoslávia. Depois de visitar o centro histórico, continua para a Sérvia. Chegada a Belgrado. Jantar e alojamento.
Dia 10 Belgrado
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto.