NAS PEGADAS DE ALEXANDRE, O GRANDE
Itinerário indicativo sujeito a alterações até à data de partida
Dia 1 Tirana
Chegada e transfer para o hotel. Dependendo da hora de chegada, tempo livre para começar a descobrir a cidade rodeada de montanhas. A cidade é o centro cultural e industrial da Albânia. Alojamento.
Dia 2 Tirana / Elbasan / Ohrid
Pequeno-almoço. Visita a Tirana. Na praça Skanderbek, visita à mesquita Et'hem Bey, que graças ao seu valor histórico foi preservada mesmo durante a época comunista. Mesmo ao lado encontram-se outros monumentos, como a ópera, a chamada torre do relógio e o palácio da cultura, bem como as catedrais ortodoxa e católica. Continuação em direção ao boulevard dos Mártires Nacionais, onde poderá conhecer um pouco do quotidiano do antigo ditador Enver Hoxha visitando a pirâmide. Passeio pelo bairro de Blloku, o bairro mais popular entre os jovens, com lojas e cafés. Terminada a visita, continuação para Elbasan, na fronteira com a Macedónia, e pouco depois chegada à cidade de Ohrid, declarada Património Mundial pela UNESCO. Jantar e alojamento.
Dia 3 Ohrid
Pequeno-almoço. Este dia é dedicado à cidade de Ohrid, situada no lago com o mesmo nome. O lago é o mais profundo da Europa e o segundo do mundo. A cidade também é chamada de Jerusalém dos Balcãs; há nada menos que 365 igrejas e mosteiros na cidade e nos seus arredores. Um breve passeio de barco pelo lago mostra a beleza desta zona. À tarde, visita ao mosteiro de S. Naum. Este encontra-se inserido numa natureza única, que não só abriga o mosteiro, mas também as nascentes do lago Ohrid, que serão exploradas durante um passeio de barco a remos. Jantar e alojamento.
Dia 4 Ohrid / Heraklea Lincestis / Salónica
Pequeno-almoço. Partida para o sul da Macedónia. Perto de Bitola, encontra-se a cidade de Heracleia Lincestis, descoberta pouco antes da II Guerra Mundial e fundada por Filipe II da Macedónia, pai de Alexandre Magno, em meados do século IV a.C.. Ao meio-dia, desguste os excelentes vinhos macedónios numa adega. Continuação da viagem em direção à Grécia e chegada a Salónica à tarde. Jantar e alojamento.
Dia 5 Salónica / Vergina / Kalambaka
Pequeno-almoço. Passeio panorâmico pela cidade, durante o qual conhecerá os locais de interesse de Salónica. Em seguida, visita às singulares escavações de Vergina, que incluem o tesouro funerário de Filipe II da Macedónia, pai de Alexandre, o Grande, e, mais ao sul, com o maravilhoso cenário da “montanha dos deuses”, o Monte Olimpo. Continuação da viagem até Kalambaka. Jantar e alojamento.
Dia 6 Kalambaka / Ioannina / Saranda
Pequeno-almoço. De manhã, visita a um dos mosteiros de Meteora e admiração pela vista única que se oferece aqui. Continuação até à bela cidade de Ioannina, situada a uma altitude de cerca de 480m, na margem ocidental do lago Pamvotida. Visita do centro histórico, que se encontra numa península rodeada pelas muralhas da fortaleza de Frourio. Admire o exterior da mesquita de Aslan Pasha. Terminada a visita, saída da Grécia e passagem da fronteira com a Albânia em direção a Saranda. Jantar e alojamento.
Dia 7 Saranda / Butrint / Ksmail / Saranda
Pequeno-almoço. Saída para Butrinto para visitar a antiga cidade greco-romana, que foi habitada até ao final da Idade Média e declarada Património Mundial pela UNESCO. De regresso a Saranda, paragem em Ksmail, a mais bonita e popular nas redes sociais pela sua beleza espetacular, localizada na famosa Riviera Albanesa. Jantar e alojamento.
Dia 8 Saranda / Gjirokaster / Berat
Pequeno-almoço. Saída para Gjirokaster com uma breve paragem na fonte cárstica "Olho Azul". A água da fonte interior é de um azul muito escuro, como a pupila de um olho, e uma cor mais clara de azul como anel exterior, a íris, que dá a impressão de um olho azul. Chegada à cidade de Gjirokaster, declarada Património Mundial pela UNESCO, e visita à cidade, incluindo a fortaleza. Continuação para Berat. Jantar e alojamento.
Dia 9 Berat / Tirana
Pequeno-almoço. Visita à cidade de Berat, conhecida pela sua arquitetura histórica e beleza cénica. Visita ao centro histórico, Património Mundial da UNESCO, o museu Onufri com os seus ícones do século XVI e a parte baixa da cidade com os seus bairros antigos Mangalemi e Gorica, nas margens do rio Osum. Tempo livre. De regresso a Tirana, paragem na adega Cobo, de longa tradição vinícola. Os vinhos são produzidos exclusivamente com uvas albanesas. Terá a oportunidade de provar estes excelentes vinhos e conhecer alguns factos interessantes sobre a sua produção. Chegada a Tirana, jantar e alojamento.
Dia 10 Tirana
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto.